Praça Rui Barbosa, 34 - CEP:87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

|

(44) 3231-1222 - (44) 9 8826-9739

|

contato@itambe.pr.gov.br

Conectividade

Internet gratuita ? popula??o e conscientiza??o pol?tica de crian?as s?o metas de volunt?rios.

Segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Última Modificação: 25/01/2017 16:42:20 | Visualizada 258 vezes


Ouvir matéria

 

Núcleo de Articulação da Rede de Participação Política realizou nesta quinta-feira primeiro encontro de 2011. 

 

Neste ano, o Núcleo de Articulação de Curitiba, da Rede de Participação Política – iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) – quer incentivar a disponibilização de internet gratuita para a população e promover ações que contribuam com uma reforma política e tributária no país. Com novos voluntários engajados, o grupo realizou nesta quinta-feira (20) o primeiro encontro de 2011. Diversas ideias e ações, que devem acontecer no decorrer do período, englobam o planejamento do núcleo visando incentivar boas práticas de cidadania. A partir dos próximos encontros, os integrantes começam a traçar estratégias para colocar estas e outras propostas em prática.  

 

Segundo o coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho, uma das ideias é ampliar e potencializar o projeto Vigilantes da Democracia – Sistema de Monitoramento dos Eleitos – que acompanha a atuação de 89 políticos (deputados estaduais, federais, senadores, governador e presidente da República). Os pesquisadores do portal, universitários do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pretendem ir a campo e estimular as crianças e adolescentes a se interessarem mais pela política. “O objetivo é realizar um projeto para atuar junto às escolas porque os vigilantes possuem a teoria do mundo acadêmico e muitos conhecimentos para passar. A ideia é que eles possam repassá-los para a sociedade”, explica Marinho.  

 

Nas próximas semanas o grupo irá discutir e definir em conjunto com integrantes do núcleo de articulação o formato da ação. “Além do trabalho de pesquisa, poderemos atuar nosso lado de cidadão mais na prática”, destaca o pesquisador André Becher. Do encontro desta quinta, outros três eixos de atuação foram definidos: reformas tributária e administrativa e internet gratuita nas cidades do Paraná.  

 

Reforma tributária – Integrantes do núcleo querem atrair outros interessados em compreender mais afundo o tema através de discussões em grupo e palestras com especialistas para que, posteriormente, possam surgir propostas práticas. Além disso, a intenção é distribuir a cartilha “A Sombra do Imposto” – primeira ação da campanha lançada no ano passado pela Fiep em prol da reforma tributária – em escolas da cidade. O exemplo vem de Ponta Grossa, onde o Núcleo de Articulação local, da Rede de Participação Política, distribuiu 30 mil informativos sobre os impostos em 81 escolas da rede pública, por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação do Município e o apoio dos professores que trabalharam o conteúdo em sala de aula.  

 

Reforma administrativa – O grupo de trabalho foi formado por participantes que acreditam que a reforma tributária só se viabilizará no Brasil caso ocorra uma reforma administrativa. Eles entendem que é preciso, primeiramente, promover mudanças na gestão pública, saber quanto é preciso para manter a máquina pública, diminuir as despesas, além da necessidade de um controle efetivo dos gastos nas esferas Municipal, Estadual e Federal.  

 

Internet gratuita – Uma das grandes metas da Rede de Participação Política para 2011 é estimular nos municípios paranaenses a inclusão digital. No estado já há exemplos de cidades que fornecem gratuitamente o sinal aberto para acesso à internet através de redes sem fio. A partir da próxima semana, a Rede inicia uma série de reportagens que possam servir de subsídios também para as discussões do núcleo de articulação e, consequentemente, a implantação de um projeto piloto em algum bairro de Curitiba.

 

Fonte: FIEP/www.hnews.com.br/

 Veja Também