Praça Rui Barbosa, 34 - CEP:87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

|

(44) 3231-1222 - (44) 9 8826-9739

|

contato@itambe.pr.gov.br

Emprego

Satisfa??o pessoal. ? isso o que eles querem

Segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Última Modificação: 25/01/2017 16:42:25 | Visualizada 72 vezes


Ouvir matéria

 

Um bom salário por si só já não é o bastante para "segurar" um funcionário na empresa. É preciso também que ele sinta prazer ao realizar suas tarefas diárias no local de trabalho, oferecer pacote de benefícios, abrir novas perspectivas de futuro e estimular constantemente seu aperfeiçoamento, por meio de treinamentos e estudos, além de demonstrar reconhecimento sobre o quanto o seu trabalho é importante para o desenvolvimento da empresa. 

 

As pessoas conseguem enxergar o quanto podem ser úteis para as empresas. Justamente, por isso, analisam esses diversos fatores na hora de escolher onde vão trabalhar. Por isso, também, muitos não hesitam em trocar de empresa. Para a retenção dos talentos, o analista de Recursos Humanos, psicólogo e consultor Thompson Cysneiros diz que é preciso, acima de tudo, reconhecer o valor de cada funcionário.

 

"Uma das coisas que acredito que faz a diferença para manter o talento na empresa é o reconhecimento. Além de reconhecer o trabalho efetuado e os resultados, é importante também estimular o crescimento profissional, a capacitação, fazer elogios frente à equipe", enumera Cysneiros. 

 

Para o consultor, perder funcionários talentosos pode ser uma péssima estratégia profissional, já que estará colocando-os à disposição dos concorrentes. 

 

"Existe algo que chamamos de Capital Intelectual. Isso, para a empresa, é tão importante quanto os resultados alcançados nas vendas. A perda desse capital para as empresas concorrentes ou para as demais gera uma perda de conhecimento muito grande para o empresário. O que acontece é que o concorrente está levando junto com o profissional também as estratégias de mercado e atuação", explica. 

 

Diante desta realidade, em que, cada vez mais, aquelas pessoas que se preparam para as demandas requisitadas pelo mundo corporativo estão podendo buscar o que mais lhe agrada em um ambiente de trabalho, o consultor não tem dúvidas ao afirmar que é muito importante propiciar satisfação pessoal aos colaboradores da empresa. 

 

"Quanto mais a empresa trabalha para que o ambiente organizacional esteja harmonioso, para que o colaborador se sinta abraçado e compreendido em seus aspectos mais íntimos, em nível de reconhecimento, mais a corporação tem a ganhar. Empresas com foco no cliente interno assim como no cliente externo são as que mais têm resultados favoráveis em suas estratégias", opina Cysneiros.

 

Plano de carreira e aperfeiçoamento

 

Para Vinícius Lino da Silva, que se prepara para ocupar um cargo gerencial em uma multinacional em São Paulo, todas as vantagens de se trabalhar em uma empresa, resumidamente falando, são requisitos que precisam gerar a satisfação pessoal do funcionário. Em sua opinião, é desta forma que se consegue reter os talentos e também atrair profissionais altamente capacitados. 

 

No seu caso, diz considerar importante ter recebido da multinacional alguns "benefícios incomparáveis" para que permanecesse há tantos anos em um mesmo local de trabalho. "Plano de carreira e treinamento intensivo são investimentos que asseguram e motivam qualquer profissional", considera Silva. 

 

Atuando na mesma multinacional, o analista de sistemas Rafael Vasconcelos Silva afirma levar em consideração a satisfação no dia a dia, mas também procura analisar o que a empresa tem a oferecer a longo prazo. "Ter a sensação de realização no presente é importante, mas deve haver continuidade para manter isto no futuro". 

 

E, para ele, além de ter um plano de carreira, estar efetivamente motivado pela empresa a estudar e a se aperfeiçoar é poder trabalhar sabendo que, ao mesmo tempo, está também se preparando para um futuro profissional ainda melhor. 

 

"Oferecer benefícios de educação, como cursos de inglês, graduação, pós-graduação, complementares e um plano de carreira forte com certeza pesam na decisão do profissional de fazer carreira na empresa", considera o analista.

 

Fonte: Wilame Prado/www.odiario.com

Funcionário quer ser reconhecido, ter benefícios e incentivos para crescer Crédito: www.odiario.com
Legenda: Funcion?rio quer ser reconhecido, ter benef?cios e incentivos para crescer

 Galeria de Fotos

 Veja Também