Praça Rui Barbosa, 34 - CEP:87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

|

(44) 3231-1222 - (44) 9 8826-9739

|

contato@itambe.pr.gov.br

Cultura

Professora de Itamb? inicia pr?-produ??o de curta-metragem

Segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Última Modificação: 25/01/2017 16:42:37 | Visualizada 77 vezes


Ouvir matéria

 

A pequena Itambé, a 42 quilômetros de Maringá, vai virar cenário de cinema. Gravado em vídeo, mas cinema. A professora Denizia Moresqui teve uma história que escreveu sobre sua infância na cidade classificada para o 4º Concurso de Histórias do Revelando os Brasis e, em janeiro, vai dirigir um curta-metragem digital em cinco locações da cidade. A data das filmagens foi escolhida para aproveitar as férias da professora.  

 

O projeto Revelando os Brasis, realizado pelo Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobras, tem o objetivo de democratizar o acesso aos meios de produção audiovisual. A iniciativa dá a possibilidade a moradores de pequenas cidades do Brasil de contarem suas histórias através do vídeo e, para isso, os autores das histórias selecionadas realizam oficinas de cinema no Rio de Janeiro.   

 

Todas as despesas da produção, que tem o apoio técnico de uma produtora regional, são custeadas pelo projeto. Além de Denizia, o projeto este ano selecionou outras duas histórias de paranaenses, uma de Rio Azul, na região sudeste, e outra de Antonina, no litoral .  

 

Memória  

 

A história de Denizia é uma memória de infância vivenciada pela própria diretora e sobre uma galinha que caiu acidentalmente no buraco de uma privada rústica. A história foi escrita originalmente para Denizia ler para os seus alunos em 2007. No ano seguinte, ela soube através de uma amiga do Departamento de Educação de Itambé sobre o projeto Revelando os Brasis.  

 

"Ela sabia que como eu trabalhava com cultura poderia divulgar o projeto na cidade", diz Denizia, que também é chefe da Divisão de Cultura de Itambé. Ela divulgou o projeto, mas não encontrou nenhum interessado em participar do concurso do Instituto Marlin Azul. "As pessoas achavam que era muito difícil".  

 

Denizia decidiu se inscrever e mandou "A galinha ou Eu!" e algumas outras histórias para o concurso em 2008. Ela ficou como suplente. O concurso é realizado a cada dois anos e, na edição seguinte, realizada este ano, Denizia enviou novamente o conto da galinha e outras três histórias. Dessa vez, "A galinha ou Eu!" foi classificada.  

 

Curso  

 

Nas duas semanas de curso no Rio de Janeiro, Denizia teve aulas de roteiro, direção, produção, fotografia, direção de arte, som, edição/finalização, pesquisa, mobilização, direitos autorais e comunicação colaborativa.  

 

As aulas aconteceram entre os dias 4 e 17 de outubro. "Para mim, parece ser uma nova produção. Como trabalho com vários ramos da arte, é um desafio essa produção, a gente sempre cresce",disse a professora, que atua também em teatro, fotografia, desenho e pintura, música (ela toca violino) e literatura.  

 

O curta terá no elenco apenas atores amadores de Itambé. São cinco crianças, três adolescentes e dois jovens adultos. "A seleção entre os adolescentes e jovens foi feita entre aqueles que já trabalharam com teatro. Quanto às crianças, escolhemos aquelas mais parecidas comigo e com meus irmãos quando éramos pequenos e que sentimos que levavam jeito para a coisa", conta.

 

Fonte: www.odiario.com/Fábio Massalli

Denizia Moresqui (esq.), conversa com moradores de Itambé, futuros atores de seu curta-metragem Crédito: Douglas Marçal
Legenda: Denizia Moresqui (esq.), conversa com moradores de Itamb?, futuros atores de seu curta-metragem

 Galeria de Fotos

 Veja Também