Página Inicial Página InicialServiçosSecretariasGastos PúblicosNossa CidadeContato
 
Pagina Inicial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / SAÚDE
 
Domingo, 12 de Fevereiro de 2012
Carnaval vai ser animado em Itambé-Pr.
 
Carnaval vai ser animado em Itambé-Pr.

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde vai aproveitar o período de folia para levar ao público dicas de combate à dengue.   

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Itambé no ano de 2011 houve 19 notificações. A ideia é aproveitar o período de Carnaval 2012, quando as pessoas estão mais receptivas, para frisar que a participação da população é essencial no combate ao mosquito e lembrar que mesmo nos momentos de lazer, as pessoas não podem deixar de fazer o seu papel no combate à dengue.  

 

A forma mais eficaz de prevenção contra o mosquito adulto é eliminar os criadouros do mosquito. Portanto, a dica fundamental é evitar o acumulo de água parada. E é preciso que todos façam a sua parte na luta contra o Aedes aegypti.   

 

Não adianta nada um morador tomar medidas rigorosas de prevenção, se o vizinho deixa água parada e não atenta para os cuidados básicos. Por isso, é importante alertar a todos, em especial aos jovens neste carnaval, já que muitos deles acham que são “imbatíveis”. Aproveitamos para levar essa mensagem de conscientização ao público alguns mitos e erros sobre o Aedes aegypti.  

 

Mitos e erros sobre o Aedes aegypti:  

 

1 – Ar-condicionado e ventiladores matam o mosquito – Mentira! 

Quando se usa o ar-condicionado, a temperatura e a umidade baixam, inibindo o mosquito. Este tem mais dificuldade para localizar a possível vítima de sua picada. Apesar disso, não morrerá. Esses aparelhos apenas espantam o mosquito, que poderá voltar em outro momento, quando estiverem desligados.  

 

2 – Para matar os ovos do mosquito, basta secar os reservatórios de água parada – Mentira! 

Apenas secar os reservatórios de água parada não irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar esfregando com uma bucha o local contaminado, pois o ovo pode se manter “vivo” por mais de um ano sem água.  

 

3 – Repelentes são fundamentais no combate à dengue – Mentira! 

Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito permanente no controle do Aedes aegypti. Medidas mais duradouras, como a eliminação de recipientes onde o mosquito possa reproduzir-se tem um impacto muito maior no controle da dengue.  

 

4 – Tomar vitamina B afasta o mosquito – Mentira! 

Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído pelo gás carbônico exalado pela respiração da pessoa, a ingestão de Vitamina B – alho ou cebola também, que têm cheiro eliminado pela pele – não é uma medida eficaz de combate à dengue. Tomar Vitamina B poderá afastar o mosquito, mas seu efeito não será duradouro, e, dependendo do metabolismo de cada pessoa, poderá, inclusive, até não fazer efeito algum.  

 

5 – Qualquer picada do mosquito transmite o vírus da doença – Mentira! 

Primeiramente, é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20% e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença, ou seja, sem apresentar sintomas. Ainda assim, é importante, em caso de dúvida ou qualquer suspeita, procurar o posto de saúde mais próximo.  

 

6 – Borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito – Mentira! 

A borra de café somente é eficaz no combate ao mosquito da dengue em quantidades muito elevadas, pois já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti desenvolve-se em água suja de borra de café. Em vez de usar a borra, procure eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas, de maneira a eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso, sim, é eficaz contra a dengue.  

 

7 – As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa – Mentira! 

Embora as fêmeas do Aedes aegypti tenham preferência por depositar os ovos em recipientes com água limpa, elas também podem colocá-los em criadouros com água suja e parada. Então, para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, independentemente de limpa ou suja.  

 

Fonte: Blog da Saúde, com informações do Combata a Dengue

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

 
 
 Galeria de Fotos
Carnaval vai ser animado em Itambé-Pr.
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
 
 
Prefeitura Municipal de Itambé | Praça Rui Barbosa, 34 - Centro | Itambé - Paraná   |   Fone: 44 3231.1222 Ingá Informática e Comunicação