Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Agricultura

Seca afeta mais do que o esperado

Terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Última Modificação: 25/01/2017 16:40:13 | Visualizada 117 vezes


Ouvir matéria

 

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, realiza levantamento para atualizar a previsão da safra de verão 2011-2012 e tudo indica que a estimativa será revisada para baixo em relação ao relatório anterior. Na região de Maringá, os primeiros números da colheita mostram que os efeitos da longa estiagem podem ter provocado danos nas culturas de soja e milho maiores do que os previstos até então.

 

 

De acordo com o economista William Arc Meneghel, os técnicos do Deral estão de volta ao campo, porque as informações dos produtores são de que a soja e o milho colhidos até agora estão com produtividade abaixo do esperado. As estimativas já haviam sido revisadas para baixo por causa da seca, mas os primeiros sinais são de que os prejuízos podem ter sido ainda maiores.

 

Os produtores acreditavam que os efeitos da falta de chuva reduziriam a produtividade para cerca de noventa sacas por hectare, mas nas regiões de Itambé e Floresta, onde está sendo colhida a soja de variedades precoces, a média está sendo de apenas oitenta sacas e teve produtor que não conseguiu colher mais de 75 sacas por hectare.

 

As cooperativas que atuam na região de Maringá também preparam relatórios sobre os primeiros números da colheita e admitem a possibilidade de os números serem inferiores aos esperados.

 

De acordo com Meneghel, a nova previsão referente aos trinta municípios do Núcleo Regional da Seab, em Maringá, deverá será divulgada nesta segunda-feira, depois de ser repassada à Secretaria e ao governo.

 

A produção paranaense foi iniciamente estimada em 14,15 milhões de toneladas e há um mês foi reavaliada para 12,73 milhões, mas agora o Deral admite um desempenho menor.

Fonte: http://www.odiario.com

Seca afeta mais do que o esperado Crédito: Foto: Jonas Oliveira/AENoticias)
Legenda:

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS