Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

SAÚDE

Baixa umidade do ar pode causar doenças

Domingo, 07 de agosto de 2011

Última Modificação: 25/01/2017 16:40:50 | Visualizada 116 vezes


Ouvir matéria

 

Especialista recomenda ingestão de líquidos a cada hora e dieta pobre em sal. Veja dicas.  

 

A baixa umidade do ar, comum no período da seca principalmente no Centro-Oeste do país, pode provocar doenças respiratórias. O clima seco começou em julho.  

 

De acordo com a meteorologista Maria das Dores Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a baixa umidade do ar deve continuar até meados de setembro.  

 

“A seca vai até a segunda quinzena de setembro, quando as primeiras chuvas começam a chegar, mas elas podem vir antes. Nessa quarta-feira, a umidade chegou a 21% em Brasília e se a temperatura aumentar nos próximos dias, pode ser que a umidade baixe mais”, explicou.  

 

Segundo o professor de pneumologia Ricardo Martins, da Universidade de Brasília, o tempo seco pode acarretar problemas alérgicos, principalmente rinite e asma, e doenças infecciosas, como resfriados e gripe; que podem levar a uma pneumonia. Ele recomenda alguns cuidados para este período do ano.  

 

“É importante beber muito líquido, pelo menos um copo de hora em hora. Evitar alimentos muito salgados, manter uma alimentação saudável, usar vestimentas apropriadas para o clima, umidificar o ambiente com bacias d‹água, toalhas molhadas ou usar um umidificador”. Além disso, o especialista recomenda evitar banhos quentes e demorados e a prática de exercícios físicos entre 9h e 17h.

 

Fonte: Agência Brasil

Clima seco: bebidas quentes são uma ótima opção para manter o corpo hidratado Crédito: Foto: Getty Images
Legenda: Clima seco: bebidas quentes s?o uma ?tima op??o para manter o corpo hidratado

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS