Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Ensino Superior

Cesumar abre inscrições para mestrado em promoção da saúde em Maringá.

Terça-feira, 05 de julho de 2011

Última Modificação: 25/01/2017 16:41:18 | Visualizada 202 vezes


Ouvir matéria

 

O Programa de Mestrado em Promoção da Saúde (PPGPS) do Cesumar está com as inscrições abertas até 20 de julho. No total, são ofertadas 28 vagas,  concentradas em duas linhas de pesquisa: "O Ambiente Escolar na Promoção  da Saúde" e " Promoção da Saúde e Envelhecimento Ativo".  

 

Segundo a coordenadora do programa, Sônia Cristina Soares Dias Vermelho, a intenção é formar profissionais que possam atuar nas comunidades conscientizando a população de que a saúde deve ser vista como um recurso para a vida.  

 

O programa será interdisciplinar e poderá ser cursado por profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Os estudantes podem realizar pesquisas sobre espaços e práticas que estimulam a inserção social do idoso, estilo de vida e fatores biológicos no processo de envelhecimento, educação para saúde na formação integral do indivíduo e responsabilidade social da escola na promoção da saúde, entre outros temas que visem criar um ambiente de saúde junto à população, afirma o  pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Flávio Bortolozzi.  

 

O foco do programa nasceu de um levantamento realizado para identificar as principais problemáticas enfrentadas pelos municípios da região, no qual se constatou o crescente quadro de obesidade entre jovens e adolescentes, devido ao mau hábito alimentar, e grande incidência de fraturas entre os idosos, que poderiam ser evitadas com um trabalho de orientação de práticas posturais.  

 

O programa de mestrado em saúde foi autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em março deste ano. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Flávio Bortolozzi, as diretrizes do programa devem contribuir para a melhoria das condições de saúde da população regional e a consolidação das pesquisas no Cesumar.

 

 

Fonte: Redação/maringa.odiario.com

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS