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SAÚDE

Os Benefícios do Alongamento

Segunda-feira, 20 de junho de 2011

Última Modificação: 25/01/2017 16:41:18 | Visualizada 769 vezes


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Relaxar o corpo, conseguir uma postura correta, melhorar a circulação sangüínea, acabar com dores musculares e até cólicas menstruais. Imagine unir todos estes benefícios em um só exercício. Isto é o alongamento!  

 

O alongamento é composto por uma série de exercícios que trabalham a musculatura e postura corporal na parte cervical (pescoço), coluna, membros e região pélvica (próximo à virilha), toráxica e lombar (onde terminam as costas). Os exercícios de alongamento são indicados tanto para quem faz atividades físicas regularmente como para quem está sedentário a algum tempo.  

 

Exercício para todas as idades  

 

De acordo com o ortopedista Fernando Garcia, a musculatura se contrai nas atividades que fazemos diariamente ou pela postura incorreta. O alongamento vai justamente relaxar o stress muscular, causado por um trabalho repetitivo ou por exercícios. Segundo Garcia, pessoas de todas as idades podem fazer alongamento, mas, como tudo que se refere ao corpo, é preciso consultar um médico antes de começar.  

 

O melhor horário para se fazer os exercícios é de manhã. "Nesse horário, o corpo está vindo de horas de relaxamento provocadas pelo sono, se preparando para iniciar um dia de atividades e por isso está mais disposto", explica o médico. Mas, para as pessoas que têm má postura ou um dia de trabalho muito repetitivo, como usuários de computador ou dentistas, o ideal é que também façam alongamento após o trabalho.  

 

Segundo Fernando Garcia, o ideal é que o alongamento seja realizado de duas a três vezes por semana. Para quem faz exercícios regularmente, ele recomenda que o alongamento seja feito antes e depois dos exercícios. "Antes dos exercícios o alongamento vai esquentar as fibras musculares para que elas não sofram com o movimento e depois das atividades físicas o alongamento vai relaxar os músculos", explica o ortopedista.   

 

Confira os principais benefícios do alongamento: 

 

 - Auxilia em uma respiração adequada aumentando a oxigenação do sangue

- Diminui as tensões

- Reduz o risco de lesões

- Facilita a execução de movimentos no dia-a-dia

- Aumenta a auto-estima

- Diminui dores musculares

- Auxilia na reabilitação de problemas estruturais

- Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais

- Aumenta a capacidade de concentração

- Ativa a circulação sanguínea

- Tranqüiliza e relaxa

- Auxilia no bom posicionamento da coluna vertebral

- Combate o stress

- Melhora a qualidade de vida  

 

O alongamento vai testar os limites do seu corpo, portanto é comum que as dores ocorram no início, afinal você não está acostumado a fazer os movimentos propostos. Depois de alguns meses a sua flexibilidade vai aumentar e com isso a facilidade para realizar os movimentos também. 

 

Participe do Grupo de Alongamento “+ Saúde”, nossos encontros são realizados as terças e quintas-feiras a partir das 07h45min no Salão Paroquial.

 

 

Fonte: www.igeduca.com.br

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