Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Emprego

Medidas inovadoras geram mais lucro e produtividade

Domingo, 17 de abril de 2011

Última Modificação: 25/01/2017 16:41:41 | Visualizada 232 vezes


Ouvir matéria

 

A empresária Izabel Paulino chegava em sua indústria de confecção todos os dias, mas não sabia o que estava sendo produzido, quantas peças estavam em fase de acabamento e o que deveria ser feito na próxima semana. "Me sentia perdida. Tinha um controle da produção apenas no final do mês, porém não sabia o que acontecia no dia a dia da empresa", revelou a empresária.  

 

Com a indicação do Sebrae, Izabel ingressou em um projeto denominado Agentes Locais de Inovação. Desde novembro do ano passado, a empresa recebe consultoria de um profissional, uma vez por semana. "A indústria já estava informatizada, mas faltava organização. Investimos apenas em painéis e planilhas e passamos a trabalhar melhor", conta Izabel.  

 

De acordo com o consultor Marcos Aurélio Gonçalves, do Sebrae, o projeto tem como base uma metodologia trazida da Índia, que consiste em treinar profissionais em início de carreira para assessorar empresas de diferentes setores.  

 

A consultoria é realizada durante dois anos e consiste em diagnóstico, elaboração de plano de ação e monitoramento e assessoramento."O objetivo desta ação é permitir que o empresário conheça e aplique ações que incrementem a produtividade de seu negócio", afirma o consultor.  

 

Gonçalves acrescenta que a inovação é uma característica fundamental para o trabalho, porém poucas empresas se atentaram para o fato. "Existe uma carência de informações e desconhecimento dos ganhos por parte dos proprietários".  

 

A empresária Izabel, que diz estar de olhos abertos para as novidades, é a favor das mudanças bem pensadas. "Nunca tive receio de investir em inovação. Acho que se a mudança for benéfica para a empresa, deve ser feita", diz.  

 

Resistência só no início  

 

Com foco no crescimento da indústria e no aumento da produção, a empresária Sueli Kopeski também resolveu participar do projeto do Sebrae.  

 

"Sempre busquei inovar, mesmo sem muitas informações. Agora, com a consultoria, implantamos técnicas e novos sistemas de trabalho que ajudam no desenvolvimento do setor de produção", conta a empresária.  

 

A indústria de confecção trabalha atualmente com um novo layout que contribuiu para o aperfeiçoamento da linha de produção. Um exemplo prático, segundo Sueli, foi a mudança da posição das máquinas e a forma de trabalho dos colaboradores.  

 

"Antes, a costureira produzia as peças e as deixava no chão da fábrica, para que outra funcionária recolhesse e empacotasse. Com a orientação da consultoria, a própria costureira passou a organizar as peças, depois de prontas", explica Sueli.  

 

No início das mudanças, segundo a empresária, alguns funcionários resistiram, mas logo entenderam o benefício do novo processo. O resultado foi positivo: em pouco tempo a produção aumentou e o setor ficou mais organizado.  

 

Sueli Kopeski atua há nove anos no mercado de confecção e afirma que sempre busca capacitação em oficinas específicas para promover o desenvolvimento da empresa e o bem-estar dos colaboradores.  

 

"Procuro qualificação em treinamentos e invisto em maquinário, além de melhorar constantemente o ambiente de trabalho. Também estipulamos metas aos funcionários e oferecemos prêmios em dinheiro aos mais produtivos".  

 

Projeto  

 

O projeto Agentes Locais de Inovação é administrado pela fundação Araucária e pelo Sebrae. As duas entidades elegem setores prioritários para o desenvolvimento do Estado e a quantidade de empresas que podem receber o atendimento.  

 

"Ao todo, são 25 agentes que atuam no Paraná e cada um oferece consultoria à 50 empresas", explica. Em Maringá, os setores que participam do projeto são os de metalmecânica, vestuário e agroindústria alimentar.   

 

Projeto do SEBRAE  

 

Os interessados em participar do projeto do Sebrae podem obter mais informações pelo telefone: (44) 3220-3400.

 

 

Fonte: Talita Amaral/www.odiario.com

Medidas simples, como a mudança na disposição das máquinas, geram produtividade para a empresa Crédito: Divulga??o/www.odiario.com
Legenda: Medidas simples, como a mudan?a na disposi??o das m?quinas, geram produtividade para a empresa

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS