Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Perfil dos Munic?pios

IBGE mostra o retrato dos munic?pios brasileiros

Sexta-feira, 14 de maio de 2010


Ouvir matéria

IBGE mostra o retrato dos municípios brasileiros
Pela primeira vez, as prefeituras responderam a questões sobre Saúde, Direitos Humanos e Políticas de Gênero
Homens, entre 41 e 60 anos, filiados ao PMDB, e com ensino superior completo são os perfis mais comuns entre os 5.565 prefeitos em exercício durante a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) – Gestão 2009 (Munic).
Realizada desde 1999, embora em nem todos os anos, a pesquisa revela o retrato das cidades brasileiros a partir de um questionário respondido pelo gestor de cada município. Pela primeira vez, as administrações responderam a situação das prefeituras no que diz respeito à Saúde, Direitos Humanos e Políticas de Gênero.
No que se refere à Saúde, constatou-se que 90,5% dos municípios têm equipes de saúde da família. Porém, 33,8% dos titulares dos órgãos gestores de Saúde não concluíram o nível superior.
Revelou-se que apenas 7,1% dos municípios têm delegacia da mulher. Em apenas 2,3% das cidades há políticas específicas para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Por outro lado, em dez anos, mais municípios criaram conselhos tutelares e de direitos da criança e do adolescente.
As administrações municipais também estão mais preocupadas com temas como educação e meio ambiente. Cresceu o percentual de cidades com secretaria exclusiva de Educação, assim como as cidades com Plano Municipal de Educação.
Sobre transporte, cresceu o uso de vans e mototáxis. A pesquisa mostra ainda que menos de um terço dos municípios leva em consideração a questão da acessibilidade ao conceder o direito de exploração do transporte coletivo por ônibus.
Veja os principais dados da pesquisa que está em sua oitava edição. O IBGE realizou a pesquisa entre os meses de maio e setembro de 2009


Perfil dos Municípios:
Rio é líder em escolas municipais inclusivas
Clubes "desaparecem" em meio a boom na internet
Só 1,7% das cidades têm delegacias da mulher
Meio ambiente e esporte ganham relevância
Cresce o serviço de van e mototáxis nas cidades
Guarda Municipal: baixo salário e pouco treinamento
Metade dos prefeitos não tem curso superior
Saúde: 33,8% dos secretários não têm curso superior

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS