Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

SA?DE

Paran? Saud?vel vai combater obesidade entre alunos da rede p?blica

Quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Última Modificação: 25/01/2017 16:40:21 | Visualizada 150 vezes


Ouvir matéria

 

O Governo do Estado lançou nesta terça-feira (29/11), em solenidade no Palácio das Araucárias, em Curitiba, o programa Paraná Saudável – Prevenção e Controle da Obesidade Infanto-Juvenil. A iniciativa é da Secretaria do Esporte, em parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Família e Desenvolvimento Social e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 O programa tem como objetivo reduzir o índice de obesidade em jovens estudantes do ensino fundamental ao médio e será implantado em escolas da rede pública de ensino do Paraná a partir do próximo ano, beneficiando cerca de 1,9 milhão de alunos. “O Paraná sai na frente. Em dois anos seremos referência no combate à obesidade infantil”, afirmou o secretário do Esporte, Evandro Rogério Roman.

 O programa será implantado em etapas. Primeiro será feito um levantamento da população escolar. Depois serão aplicados questionários e a partir dos resultados, serão apurados os fatores relacionados à obesidade. “Na seqüência, vamos delinear e implantar ações direcionadas a prevenção e controle do peso corporal em alunos que apresentam sobrepeso e obesidade”, explicou o secretário.

 Segundo ele, as novas tecnologias mudaram os hábitos dos jovens e a prática da atividade física diminuiu. “As crianças estão suscetíveis a novas doenças. Um delas é a obesidade”, comentou Evandro Rogério Roman. “Precisamos conscientizar a população. Investir na prevenção, com ações de educação alimentar, faz com que as pessoas não precisem de atendimento médico no futuro”.

 Roman afirmou que o combate à obesidade vai atingir alunos da rede estadual e de escolas municipais e deve chegar aos familiares dos estudantes. “A maioria da população tem algum conhecido na escola e, por isso, é onde devemos levar mais orientações”, disse o secretário. Para ele, a boa alimentação começa quando os pais compram produtos mais saudáveis.

 Para o diretor de projetos especiais da Paraná Esportes, Itamar Adriano Tagliari, a obesidade e o sobrepeso são desafios da saúde pública. “É um problema atual e cada vez mais crescente que será combatido com a implantação do programa. Estamos buscando, com todas as secretarias, encontrar uma forma de combater a obesidade e o sobrepeso”, disse.

 

Fonte: www.aen.pr.gov.br

O Governo do Estado lançou nesta terça-feira, em solenidade no Palácio das Araucárias, em Curitiba, o programa Paraná Saudável – Prevenção e Controle da Obesidade Infanto-Juvenil. Crédito: Foto: Arnaldo Alves/AENot?cias
Legenda: O Governo do Estado lan?ou nesta ter?a-feira, em solenidade no Pal?cio das Arauc?rias, em Curitiba, o programa Paran? Saud?vel ? Preven??o e Controle da Obesidade Infanto-Juvenil.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS