Praça Rui Barbosa, 34 - CEP:87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

|

(44) 3231-1222

|

contato@itambe.pr.gov.br

SEGURAN?A

Detran passa a emitir pela internet permiss?o internacional para dirigir.

Domingo, 14 de agosto de 2011

Última Modificação: 25/01/2017 16:40:50 | Visualizada 160 vezes


Ouvir matéria

 

A partir desta sexta-feira (12), os motoristas paranaenses que vão viajar para outros países poderão fazer sua Permissão Internacional para Dirigir (PID) pela internet e receber o documento em casa, pelos Correios. O documento poderá ser obtido por meio do programa Detran Fácil, que desde maio oferece segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, CNH definitiva e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

 A expectativa é atender, em média, 800 pessoas por mês com a emissão da PID no sistema on-line. Antes, o processo era totalmente presencial e exigia que o usuário se deslocasse até uma unidade do Detran para dar entrada no pedido e também para retirar o documento. “Com o Detran Fácil, toda a operação é feita de casa. O motorista solicita a Permissão pelo endereço eletrônico e recebe o documento em até 10 dias úteis”, explica Marcos Traad, diretor-geral da autarquia.

 “O uso de ferramentas digitais é um processo contínuo e irreversível para aumentar a capacidade de prestação de serviços ao cidadão. Uma das principais metas para os próximos quatro anos é modernizar o departamento, seguindo a diretriz do atual governo de oferecer atendimento de qualidade, sem filas e sem incômodos desnecessários aos paranaenses”, afirma Traad.

 PID – A Permissão Internacional para Dirigir é aceita em mais de 80 países que mantêm acordos internacionais com o Brasil, como Estados Unidos, Canadá e Chile. Na Europa, a PID é obrigatória na Itália, Grécia e Áustria. Nos demais países europeus, a legislação de trânsito permite que o turista apresente a carteira de habilitação brasileira, desde que o tempo de viagem não ultrapasse seis meses em Portugal e 90 dias nos outros países.

 Por lei, a PID tem a mesma validade, categoria e restrições médicas da CNH. Vale lembrar, entretanto, que ela não pode ser usada em território nacional como substituta da carteira de motorista, o que caracteriza infração de trânsito e é punido com multa.

A taxa de emissão do documento é de R$ 46,48. O serviço também se estende aos motoristas que já estão fora do país. Neste caso, a correspondência será entregue no endereço registrado, no Paraná. Quem estiver com o cadastro desatualizado junto ao Detran deverá comparecer à unidade mais próxima e regularizar sua situação.

 DETRAN FÁCIL – Pouco mais de dois meses após ser lançado, o sistema Detran Fácil já responde por mais da metade dos atendimentos realizados pelo Departamento de Trânsito do Paraná a usuários que precisam fazer a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação e CNH definitiva. O sistema foi desenvolvido em parceria com técnicos da Companhia Paranaense de Informática (Celepar).

 Desde o lançamento do sistema, em maio, 15,1 mil pessoas deixaram de se deslocar até as unidades do Detran para fazer os documentos. Até agora foram recebidas 3.838 solicitações de segunda via de carteira de habilitação, 8.281 pedidos de CNH definitiva e 3.036 requisições para segunda via de CRLV.

 COMO USAR – Os serviços on-line estão disponíveis no site www.detran.pr.gov.br. Basta clicar no link Detran Fácil, no lado direito da tela. Depois, o motorista deve preencher o protocolo com seus dados, imprimir e pagar a guia de recolhimento. A foto e as impressões digitais da primeira habilitação serão reutilizadas e o pagamento do boleto bancário será identificado automaticamente. Depois de confirmado o processo, o Detran emite a CNH, PID ou o CRLV e envia ao endereço do condutor pelos Correios

 

Fonte: www.aen.pr.gov.br

Detran passa a emitir pela internet permissão internacional para dirigir. Crédito: Foto: Edgar Vasco
Legenda: Detran passa a emitir pela internet permiss?o internacional para dirigir.

 Galeria de Fotos

 Veja Também