Praça Rui Barbosa, 34 - CEP:87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

|

(44) 3231-1222

|

contato@itambe.pr.gov.br

Cultura

Revelando os Brasis IV leva cinema para ruas do pa?s

Segunda-feira, 13 de junho de 2011

Última Modificação: 25/01/2017 16:41:28 | Visualizada 175 vezes


Ouvir matéria

 

O Circuito Nacional de Exibição percorrerá todas as regiões brasileiras em 45 dias, levando caminhões equipados com projetores, telas de cinema e cadeiras para exibições abertas e gratuitas de documentários e ficções produzidos por moradores de cidades pequenas.  

 

Quarenta vídeos feitos a partir de histórias contadas por moradores de pequenas cidades brasileiras serão exibidos em telas de cinemas instaladas em ruas e praças de várias partes do país nos meses de junho e julho. As sessões abertas e gratuitas integram a quarta edição do Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis e poderão ser acompanhadas através do site www.revelandoosbrasis.com.br. A iniciativa é uma realização do Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.   

 

O lançamento oficial será no dia 16 de junho, às 20 horas, em ITAMBÉ, cidade localizada a 433 km de Curitiba (PR). Será apresentado o curta-metragem “A Galinha ou Eu!”, dirigido pela professora itambeense Denízia Moresqui, uma das 40 pessoas selecionadas pela nova edição. Baseado em fatos reais, a ficção narra de modo simples e divertido lembranças das peraltices vivenciadas pela diretora durante a infância no campo. A apresentação acontecerá na Avenida São João, próximo à Praça Rui Barbosa, no centro da cidade. Além da participação da comunidade, o lançamento contará com a presença da Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Santana, além de autoridades municipais.   

 

O Circuito Revelando os Brasis é dividido em três rotas. Caminhões adaptados para se transformar em cabine de projeção trafegarão cerca de 30 mil quilômetros até chegar aos 40 pequenos municípios onde as histórias foram gravadas e às 16 capitais dos estados participantes. O veículo transporta tela de cinema, projetores e cadeiras.   

 

Abrangendo as cinco regiões brasileiras, o circuito da quarta edição percorrerá em 45 dias localidades dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A nova edição é composta por 22 documentários e 18 ficções. Com roteiro, produção e direção dos autores selecionados, as histórias tratam de diferentes temas que registram a memória e a diversidade cultural brasileira.   

 

Histórico   

 

Criado em 2004, o Revelando os Brasis tem por objetivo geral promover a inclusão e formação audiovisual através do estímulo à produção de vídeos digitais. A iniciativa, dentre outros objetivos específicos, possibilita o acesso dos moradores às novas tecnologias para que possam contar suas histórias, valorizar a identidade local, preservar as manifestações regionais e possibilitar o contato dos brasileiros com um rico acervo histórico, geográfico e cultural do país.  

 

O Revelando os Brasis é desenvolvido em etapas. Na primeira é realizado o Concurso Nacional de Histórias voltado aos moradores de cidades com até 20 mil habitantes. Os 40 autores das histórias selecionadas, na segunda fase, participam de uma oficina audiovisual, no Rio de Janeiro, onde aprendem, com a orientação de profissionais renomados do cinema, todas as etapas de realização de um vídeo, incluindo noções sobre roteiro, produção, direção, som, fotografia, direção de arte, edição, comunicação e mobilização. Na terceira etapa, os autores retornam às cidades para a realização do vídeo com recursos e o acompanhamento técnico do projeto. Num processo de mobilização popular, familiares, vizinhos, amigos e artistas locais são estimulados a integrar as equipes, desempenhando funções artísticas, técnicas e de apoio.   

 

A quarta etapa é marcada pelo Circuito Nacional de Exibição. As obras são apresentadas em sessões abertas e gratuitas nas 40 cidades selecionadas e nas capitais dos estados envolvidos. Para completar o processo de democratização audiovisual, as 40 obras reunidas em um box de DVDs, contendo as histórias e making ofs da produção e do circuito de exibição, são distribuídas para bibliotecas, escolas públicas, pontos de culturas, cineclubes e órgãos públicos ligados à educação e à cultura. Os vídeos são ainda exibidos em mostras e festivais nacionais e internacionais. Desde a criação do projeto, há sete anos, foram realizadas 160 obras audiovisuais feitas por moradores de pequenas cidades.   

Mais informações: 

www.revelandoosbrasis.com.br 

 

Relações com a Imprensa

Mosaico Gestão em Comunicação

(27) 3345-6632/3345-6682 

 

Instituto Marlin AzulAssessoria de Comunicação - Marialina Antolini/Simony Leite Siqueira

(27) 8123-8545 / (27) 9721-7395

(27) 3327-6999 / (27)3327-2751

 

Fonte: www.revelandoosbrasis.com.br

Julho Crédito: www.revelandoosbrasis.com.br
Legenda: Julho

 Galeria de Fotos

 Veja Também