Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

SA?DE

Munic?pios recebem treinamento para mapear infesta??o do mosquito da dengue.

Domingo, 03 de abril de 2011

Última Modificação: 25/01/2017 16:41:50 | Visualizada 172 vezes


Ouvir matéria

 

A Secretaria da Saúde concluiu nesta sexta-feira (1), em Foz do Iguaçu, a segunda etapa do treinamento técnico para o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa). Na primeira etapa, realizada em Londrina, 16 municípios participaram da capacitação.

 “Apenas 25 municípios do Paraná realizam o Liraa. Nosso objetivo é mais que dobrar esse número e tentar mapear a situação da dengue no Estado. Com isso, poderemos traçar estratégias mais efetivas de acordo com a realidade de cada região”, disse o superintendente de vigilância em saúde, Sezifredo Paz.

 Os dados do levantamento ajudam a planejar ações pontuais no combate à dengue. A pesquisa é feita por amostragem. Os técnicos visitam em torno de 5% das residências do município à procura de focos de proliferação do mosquito. Os municípios considerados infestados fazem levantamento mais completo a cada dois meses, abrangendo 100% das residências.

 PLANEJAMENTO – “Se encontrado, o foco é destruído e relatado neste levantamento rápido que dura cerca de três dias”, explicou o técnico Luiz Carlos Rodrigures Monteiro, do programa estadual de controle da dengue. Esses dados são enviados pelos municípios à Sala de Situação da Dengue da Secretaria, que avalia quais ações serão necessárias para fortalecer o enfrentamento à doença em determinada região.

 Nesta segunda etapa, profissionais de 20 municípios (Colorado, Medianeira, Santa Terezinha, São Miguel do Iguaçu, Francisco Beltrão, Realeza, Dois Vizinhos, Barracão, Capanema, Matelândia, Itaipulândia, Missal, Céu Azul, Quedas do Iguaçu, Nova Aurora, Guaíra, Santa Helena, Palotina, Marechal Cândido Rondon) e mais quatro regionais de saúde do Oeste do Estado participaram do treinamento.

 O treinamento foi dado pelo técnico do programa nacional de controle da dengue, Rodrigo Fructuozo, e contou com palestras sobre o planejamento de implantação do Liraa nos municípios, além da utilização do sistema de informação.

 

Fonte: www.aen.pr.gov.br

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS