Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Seguran?a

Policiais e bombeiros militares fazem mutir?o de limpeza no Litoral

Segunda-feira, 16 de dezembro de 2013


Ouvir matéria

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Paraná realizaram neste sábado (14) o 1º Mutirão de Limpeza Costeira do Litoral do Paraná. A ação aconteceu em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná e em menos de seis horas foram recolhidos cerca de 600 sacos (50 litros) de lixo das praias. Além disso, foram retirados perigos submersos (âncoras e poitas abandonadas, redes), na linha da arrebentação do mar, que podem colocar em risco os banhistas.

O resultado do trabalho, tanto na praia como no mar, será divulgado na próxima semana. Além da retirada e correta destinação dos materiais considerados perigosos e poluentes, o objetivo foi sensibilizar a população que visita ou reside no Litoral para a preservação e proteção do ambiente costeiro.

O capitão Durval Tavares Junior, da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que coordenou os trabalhos para retirada dos perigos submersos, ressaltou a importância da iniciativa para a segurança das pessoas.

“Já tivemos pessoas que se machucaram com perigos submersos, e infelizmente, alguns tivemos casos fatais”, afirmou ele.

O trabalho, que consistiu em linha de arrasto, por cerca de nove quilômetros, para localizar os riscos, foi executado com auxílio de embarcações do Corpo de Bombeiros, em uma faixa de navegação do Morro do Cristo à Barra do Saí, em Guaratuba.

O mutirão contou com o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Instituto Ambiental do Paraná, Sanepar, ONG Parceiros do Mar, Associações de Surf do Litoral e Secretarias do Meio Ambiente de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

“Nem todas as pessoas têm conhecimento do mar e há muitos materiais submersos, que causam diversos acidentes”, disse o surfista Juliano Martins Siqueira. “Essa iniciativa é importantíssima”, declarou ele.

O Ferroviário Jean Kleber Primor, que passa férias no litoral, achou a ação legal. “Quando cheguei as areias estavam bem sujas e com o mutirão a praia ficou limpa e agradável e com muita mais segurança pra a família”, afirmou ele.

NAS PRAIAS – O trabalho nas praias foi coordenado pelo 8º Grupamento de Bombeiros e realizado no trecho entre Guaratuba e Pontal do Paraná, em extensão de quase 45 quilômetros. Participaram cerca de 100 bombeiros militares dos cursos de Guarda-Vidas e de Formação de Soldados que estão sendo realizados no Litoral.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS