Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Planejamento

Produ??o industrial do Paran? tem o melhor resultado do Pa?s

Quarta-feira, 09 de outubro de 2013


Ouvir matéria

A produção industrial paranaense registrou o melhor resultado do País em agosto, com avanço de 12,3% sobre o mesmo mês de 2012. Na média nacional, houve recuo de 1,2%. É a quinta taxa positiva consecutiva do parque fabril do Estado nesse tipo de comparação, e a mais intensa desde março do ano passado (15%).

Das 14 atividades industriais pesquisadas no Paraná, dez registraram alta. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Regional - Produção Física (PIM-PF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e divulgada nesta terça-feira (08/10).

A pesquisa mostra que a indústria do Paraná também ganha destaque no comparativo da passagem de julho para agosto, com uma variação positiva de 3,6%, contra uma taxa nula para o País. Nesta avaliação, o Estado teve o melhor desempenho entre os 14 locais pesquisados no Brasil.

No ano (janeiro a agosto), do setor fabril paranaense acumula alta de 3,1%, versus evolução de 1,6% para a indústria brasileira. Neste comparativo houve aumento na produção em dez dos 14 setores pesquisados.

Na avaliação da economista Ana Silvia Martins Franco, técnica do Núcleo de Macroeconomia e Conjuntura do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), as estatísticas do IBGE revelam consistente recuperação da indústria paranaense, desde o mês de abril de 2013.

Ela destaca que o salto positivo da indústria paranaense é resultado do bom momento do agronegócio, da vitalidade do mercado de trabalho e das obras de infraestrutura em execução no Estado. Com isso, houve aumento da operação de setores importantes como química e petroquímica, metalmecância e insumos para a construção civil.

Ana Silvia ressalta também que começam a aparecer os primeiros efeitos dos investimentos de cerca de R$ 25 bilhões atraídos pelo programa Paraná Competitivo, “a exemplo da recente inauguração das fábricas de caminhões DAF e de pneus Dunlop, em Ponta Grossa e Fazenda Rio Grande, respectivamente”.

Evolução da Produção da Indústria do Paraná:

1 - Agosto de 2013 sobre o mesmo mês do ano passado.

- Edição, impressão e reprodução de gravações - 94%

(maior fabricação de livros, brochuras ou impressos didáticos sobre uma base de comparação baixa de 2012, quando a atividade recuou 67,4%);

- Produtos químicos - 50,2%

(Elevação na produção de amoníaco, adubos ou fertilizantes e ureia);

- Máquinas, aparelhos e materiais elétricos - 17,6%

(Alta na produção de máquinas e equipamentos - especialmente tratores agrícolas, máquinas para colheita, máquinas fabricar pasta de celulose, elevadores e partes e peças de refrigeradores);

- Veículos - 14,6%

(Aumento na fabricação de caminhões e caminhão-trator para reboques e semirreboques).

2 - Acumulado em 2013, entre janeiro e agosto.

- Máquinas e equipamentos - 14,9%

- Veículos automotores - 12,5%

- Produtos químicos - 12,4%

- Máquinas, aparelhos e materiais elétricos - 8,9%

- Mobiliário - 7,9%

- Minerais não-metálicos - 7,3%

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS