Praça Rui Barbosa,34 - 87175-000 - Centro - Itambé - Paraná

Educa??o

Paran? tem 17 mil vagas para qualifica??o profissional

Segunda-feira, 23 de setembro de 2013


Ouvir matéria

O Paraná tem 17 mil vagas para cursos técnicos e de qualificação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos são gratuitos para alunos e trabalhadores e são promovidos pelo Instituto Federal do Paraná e Sistema S (Senai, Senac e Senat) em várias áreas de formação profissional.

Os cursos atendem a alunos que já estão cursando o segundo ano do ensino médio e que queiram fazer uma qualificação. Alunos que estudam em municípios distantes recebem vale-transporte, alimentação, além de kit de material didático com caderno, lápis, caneta, borracha e jaleco.

“A qualificação pode ser considerada especialização em áreas específicas do conhecimento, entre as opções dos cursos técnicos. Outro público para esses cursos são trabalhadores que já concluíram o ensino médio e precisam de novos conhecimentos e habilidades para melhorar o desempenho profissional e a renda”, explicou a diretora do Departamento de Educação e Trabalho, Fabiana Campos.

ESTUDANTES – Para quem já cursa o ensino médio e opta pela qualificação, as aulas serão em turnos diferentes. Francielle Aparecida Xavier Rocha, 16 anos, estuda pela manhã no Colégio Estadual Rui Barbosa, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e à noite cursa inglês básico no Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais, também na RMC. “Procurava uma escola para fazer o curso e uma amiga falou dessa oferta. Com a Copa do Mundo aqui no Brasil, novas oportunidades vão aparecer e quem tiver inglês sai na frente”, diz a estudante.

Desde o fim de agosto, a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Senai de Quatro Barras, disponibiliza 150 vagas para cursos de Inglês Básico, Assistente de Planejamento, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Manutenção Predial.

Assim que terminou o ensino médio, Karine Costa Bueno procurou um curso técnico. “São novos conhecimentos adquiridos e no final do curso temos a indicação de emprego e uma perspectiva de salário bom”, revela Karine está no último período do curso técnico em Logística.

Bianca Emannuelle Vieira está terminando o mesmo curso de Karine. O que era apenas para ser um aperfeiçoamento influenciou na escolha do curso superior. “Acabei me interessando e decidi fazer faculdade na área”, contou Bianca.

PARCERIA – Os alunos do curso de Manutenção Predial desenvolvem as atividades práticas com melhorias no prédio da escola. “A comunidade e a escola estão mais próximas. Esses cursos trazem vários benefícios para todos na região”, lembrou a Fabiana Campos.

Ainda há vagas para todos os cursos. Os interessados devem procurar um dos 32 núcleos regionais de Educação do Estado (NRE) para obter mais informações sobre vagas e locais dos cursos. O endereço ou telefone dos núcleos está disponível no site www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

Fonte: Agência de Notícias do Estado

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

DOWNLOADS